
PROJETO: ORIENTAÇÃO PARA A VIDA
- SINEPE

- 11 de jul.
- 2 min de leitura
SINEPE Norte e Noroeste Fluminense
1. Apresentação do Projeto
Vivemos em uma sociedade marcada por mudanças rápidas, excesso de informação e desafios sociais complexos. Mais do que conhecimento técnico, nossos jovens precisam desenvolver equilíbrio emocional, empatia, pensamento crítico e capacidade de fazer escolhas éticas.
Este projeto tem como missão proporcionar momentos de escuta, reflexão e trocas significativas, contribuindo para a formação de cidadãos mais humanos, conscientes e solidários.
2. O que me faz triste ou feliz?
Objetivo: Refletir sobre a importância da gratidão e da valorização das pequenas coisas e das pessoas à nossa volta. Estimular o autoconhecimento e a percepção de que a felicidade está nas relações significativas e no presente vivido com atenção.
Atividades sugeridas:
Roda de conversa: partilha de momentos felizes e tristes.
Mural da gratidão.
Cartinha para alguém especial (família ou escola).
3. Valores Humanos: Posso transformar o mundo?
Objetivo: Promover o diálogo sobre os valores que sustentam a convivência humana, como respeito, empatia, justiça e solidariedade. Estimular o protagonismo dos alunos como agentes de transformação no dia a dia.
Atividade central: Leitura e reflexão do texto
“A verdadeira vitória” (mantido conforme original).
Atividades complementares:
Encenação da história.
Produção de cartazes com mensagens inspiradas no texto.
Campanha solidária liderada pela turma.
Perguntas para debate:
Como equilibrar competição e solidariedade?
Você cederia uma vitória em nome de um valor maior?
Quais atitudes boas e ruins vemos nos esportes competitivos?
O que você pensa sobre a frase: “Ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo”?
O que é, para você, a verdadeira vitória?
4. Pequenos Gestos
Objetivo:Demonstrar que atitudes simples como cumprimentar, ouvir com atenção e ajudar o próximo geram um grande impacto no ambiente escolar e social.
Atividades sugeridas:
Desafio do bem: um gesto gentil por dia.
Diário dos bons gestos.
Registro fotográfico de atitudes positivas na escola.
5. Influência: Quem me influencia?
Objetivo:Estimular a reflexão sobre os modelos de comportamento que seguimos. Quem admiramos? Por quê? E como isso molda nossas escolhas?
Atividades sugeridas:
Pesquisa sobre pessoas que inspiram boas ações (famosas ou da comunidade).
Linha do tempo com figuras influentes da história.
Debate: heróis da mídia x heróis da vida real.
Fechamento do Projeto
Evento de Partilha:
Realização de um encontro com apresentações dos alunos (vídeos, dramatizações, murais, falas livres), onde possam expressar o que aprenderam ao longo das atividades.
Síntese Coletiva:
Criação de um “Código de Convivência”, reunindo os principais valores trabalhados — elaborado pelos próprios estudantes, como um legado do projeto para a escola.

Comentários