© 2019 Sinepe.com.br

 

 

Contato

 

Endereço: Rua Tenente Coronel Cardoso, 696 - sala 102 - Centro

CEP: 28035-044 

Campos dos Goytacazes - RJ / Brasil

Tel/Fax: (22) 2723-3099 

E-mail:sinepe@sinepe.com.br

Apoio:

O TRABALHO DOCENTE: AVALIAÇÃO, VALORIZAÇÃO, CONTROVÉRSIAS

 

A questão da valorização social de professores tem girado em torno de aspectos idealizados da profissão e de sua carreira e salário. São pontos importantes, mas não os únicos a considerar quando se trata de atribuição de valor profissional. A construção social de valor profissional é perpassada também por questões ligadas às práticas profissionais concretizadas em contextos diversos nos quais a profissão se insere e pela percepção dos aspectos de formação a ela associados.
Portanto, essa valorização tem componentes relacionados à formação desses profissionais enquanto detentores de cultura, de conhecimentos e de formas de agir a partir de capacidades profissionais específicas, que conduzem a uma ação que pode ser caracterizada como comprometida com o desenvolvimento efetivo de crianças e jovens em sua escolarização.
Vários aspectos envolvem a compreensão dessa questão, entre os quais os avaliativos do trabalho docente. Polêmicas se colocam aqui, e esse livro pretende aprofundar as discussões sobre os fatores associados ao trabalho docente e sua avaliação e as grandes controvérsias que tem gerado.

Baseado em fatos reais, o filme Escritores da liberdade (Freedom writers, em inglês) conta a história da professora recém-formada Erin Gruwell, que trabalha em uma escola da periferia em Long Beach, Califórnia (Los Angeles). É grande o desafio enfrentado pela professora com os alunos do primeiro ano do Ensino Médio - jovens marcados pela violência, pela descrença, pela desobediência, pela desmotivação e, principalmente, pelos conflitos raciais.
Além dos obstáculos encontrados em sala de aula, Erin ainda precisa lidar com o marido pouco compreensivo que a espera em casa e com a diretora do colégio, uma senhora conservadora que se opõe ao trabalho da professora. Mas a docente não desiste e, ao conhecer mais profundamente a história de vida de cada estudante, propõe um trabalho de escrita por meio de diários. 


Escritores da liberdade (2007)

Direção: Richard La Gravenese

Gênero: Drama

Duração: 122 min.