© 2019 Sinepe.com.br

 

 

Contato

 

Endereço: Rua Tenente Coronel Cardoso, 696 - sala 102 - Centro

CEP: 28035-044 

Campos dos Goytacazes - RJ / Brasil

Tel/Fax: (22) 2723-3099 

E-mail:sinepe@sinepe.com.br

Apoio:

November 14, 2019

November 14, 2019

October 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

Gameficação na gestão de pessoas

November 14, 2019

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

Como inovar na sala de aula e fazer a reinvenção dos professores?

November 14, 2019

 

Vivemos em um mundo em constante metamorfose, o que os especialistas chamam de VUCA: um mundo de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade, que insiste em não ser tão estável e previsível como gostaríamos. Para a jornalista e pedagoga Carolina Sanches, esse cenário requer uma mudança de comportamento: "Precisamos desapegar não só do conceito de mundo tal como conhecemos, mas também do conceito de escola, de aprendizagem e ensino". A reinvenção dos professores e a inovação na sala de aula foi o tema debatido pela pedagoga no 12° Congresso Rio de Educação, promovido pelo Sinepe Rio, no Windsor Barra Hotel, nos dias 23 e 24 de agosto.
Pensando sobre as mudanças, Sanches exemplificou com a cantora mais popular do Japão: Hatsune Miku, que significa a primeira voz do futuro. A inovação é um holograma que faz shows ao vivo e interage com o público. "Anos atrás não se pensaria em um ícone como esse, mas hoje tudo é possível. No contexto da educação, estamos falando de alunos nativos digitais e professores imigrantes digitais. É necessário olhar para o passado para construir o futuro. Precisamos dos dois em equilíbrio", esclarece a jornalista.


REMIXAR A EDUCAÇÃO
Um modelo de educação remix pode ser a solução para esses novos tempos. Baseada na ideia de mashup, em que DJs misturam duas músicas criando uma terceira, a mesma lógica pode ser aplicada na educação. Mesclando plataformas e linguagens, é possível encontrar um novo formato que dialogue 
mais facilmente com crianças e adolescentes, como o que ela chama de leitura elástico, uma abordagem lúdica que mistura livros com outras plataformas.
Para ela, alguns ambientes encorajam a complexidade cognitiva. Outros desencorajam. É preciso refletir sobre em qual desses ambientes sua escola se encaixa. Quem não tem disposição para questionar terá medo e dificuldade de mudar: "É necessário questionar o projeto político-pedagógico, a instituição, a nossa forma de ensinar. Nada ficou no lugar".
Sanches indaga ainda o quanto os professores conhecem o projeto político-pedagógico da escola em que trabalham. O projeto deve ser responsável por nortear a maneira como a escola planeja suas ações estratégicas e estabelece metas para evoluir no processo de ensino e aprendizagem. Para ela, esse guia precisa ser destinado a toda a comunidade escolar: alunos, pais, professores, funcionários e gestores.
"Antigamente a criança precisava da es-cola para ter acesso ao conteúdo. Isso mudou. O que a escola oferece agora? O que ela está construindo? Com a educação remix, é possível aproximar a criança do conhecimento erudito, por exemplo, por meio da cultura pop. A mixagem traz muitas possibilidades, mas é preciso ter base e conhecer o interlocutor para fazer os cruzamentos adequados", afirma.

 

COLABORAR PARA TRANSFORMAR
Nesse novo tempo e novo modelo, não há mudança sem colaboração. O mundo moderno, de acordo com Sanches, não aceita mais trabalho individual. As boas ideias surgem de duas pequenas sugestões que se fundem. O grande propulsor da inovação está na conexão entre pessoas. Ela acredita que no DNA do educador precisam estar projetos que contemplem desafio, diversão, diálogo, narrativa e aventura.
“Precisamos ativar o pensar e o fazer diferente para remixar a educação, além de trabalhar em conjunto, criando uma rede forte de educadores. Precisamos de curiosidade, para saber fazer perguntas; criatividade, para resolver problemas; e conectividade, ou seja, nossa capacidade de ligar pontos. Reinventar-se dentro da sala de aula passa por esse caminho. É necessário sair do lugar de quem ensina para estar no lugar de quem aprende junto", destaca a jornalista.

 

Fonte: Revista Linha Direta outubro 2019

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square