© 2019 Sinepe.com.br

 

 

Contato

 

Endereço: Rua Tenente Coronel Cardoso, 696 - sala 102 - Centro

CEP: 28035-044 

Campos dos Goytacazes - RJ / Brasil

Tel/Fax: (22) 2723-3099 

E-mail:sinepe@sinepe.com.br

Apoio:

November 14, 2019

November 14, 2019

Please reload

Posts Recentes

Prazo para efetivação do contrato do Fies é prorrogado por 30 dias

March 24, 2020

1/3
Please reload

Posts Em Destaque

Como auxiliar os professores na comunicação com a família

May 21, 2019

 

Há algum tempo, especialmente depois que a maioria das mães começou a trabalhar fora e diferentes configurações de família se tornaram mais comuns, a agenda passou a ser o maior instrumento de comunicação entre responsáveis e professores no dia a dia escolar. Embora o recurso tenha, em muitos lugares, tomado novas formas, como por meio de aplicativos de celular pagos ou gratuitos, a proposta de diálogo entre escola e família na essência é a mesma: a troca de informações por escrito.

Diante desta realidade, não é possível escrever bilhetes na agenda de todos os alunos diariamente. O que geralmente acontece é uma seleção dos assuntos de maior relevância que devem ser levados aos responsáveis, tais como: mudanças na rotina da criança (recusou a refeição, apresentou um episódio de dor de barriga, ralou o joelho na aula educação física, etc.); convites para reuniões, festas e outros eventos; avisos sobre o funcionamento da escola; e até pequenos bilhetes explicativos sobre a proposta pedagógica da escola.

As famílias, por sua vez, também aproveitam esse espaço para expor suas dúvidas e reclamações sobre o trabalho dos professores. São frequentes os questionamentos dos pais sobre episódios de conflitos entre as crianças, materiais perdidos na escola, metodologia pedagógica e postura do professor.

Receber críticas não é fácil, principalmente se estamos em um dia agitado e estressante de trabalho, o que por vezes é o retrato comum de uma sala de aula. Assim, o que era para ser um instrumento de diálogo entre pais e professores, geralmente é motivo de rusgas e frustração de ambas as partes. Com frequência o coordenador é solicitado, para responder esses bilhetes, mesmo sendo endereçados ao professor.

A seguir, elenquei algumas dicas que dou aos professores sobre os bilhetes e que considero que podem te ajudar, também:

- Escreva os bilhetes de forma sucinta, clara e objetiva
Um recado escrito na agenda não traz junto a entonação de voz do professor. Da mesma forma, bilhetes muito longos podem gerar interpretações diferentes daquela que você queria gerar, por isso, o ideal é dar um retorno breve e chamar para uma conversa pessoalmente. Vale uma ligação telefônica ou aquela boa e velha conversa olho no olho.

- Por menor que seja a situação, não deixe de comunicar os responsáveis
Mesmo com a correria do dia a dia de uma sala de aula, não deixe de reservar um tempinho para escrever sobre aquela situação que fugiu da rotina, como o desentendimento entre colegas, um pequeno machucado, uma atividade que não foi realizada no prazo estabelecido, etc. Essa é uma das maiores queixas que recebo dos pais enquanto gestora: a falta de comunicação dos professores.

- Peça ajuda
Ao receber os questionamentos ou críticas dos pais na agenda, o ideal é que o professor sinta-se fortalecido para responder a todos eles, uma vez que tem segurança naquilo que está realizando. Isso vai se construindo ao longo da carreira e o coordenador pedagógico pode ter papel fundamental, sendo o parceiro que lê o bilhete e pensa junto formas de respondê-lo. No encontro pessoalmente com as famílias, o coordenador também deve estar ali para trazer essa segurança ao professor e ajudar no diálogo.

O que vale é nunca perder de vista a importância de manter (ou buscar formas de criar) a parceria com as famílias, que esperam ter da escola o retorno do que acontece com seus filhos durante o período em que os pequenos estão na escola. Para tanto, é preciso seguir buscando formas de estreitar cada vez mais esse canal de comunicação, na agenda e para além dela.

Camila Zentner
Revista Gestão Educacional

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags