© 2019 Sinepe.com.br

 

 

Contato

 

Endereço: Rua Tenente Coronel Cardoso, 696 - sala 102 - Centro

CEP: 28035-044 

Campos dos Goytacazes - RJ / Brasil

Tel/Fax: (22) 2723-3099 

E-mail:sinepe@sinepe.com.br

Apoio:

November 14, 2019

November 14, 2019

October 3, 2019

Please reload

Posts Recentes

Gameficação na gestão de pessoas

November 14, 2019

1/2
Please reload

Posts Em Destaque

AÇÕES DE MARKETING INTERNO E EXTERNO PROPORCIONAM CONDIÇÕES DIFERENCIADAS DE CRESCIMENTO PARA AS ESCOLAS DE DESTAQUE FRENTE À CONCORRÊNCIA

November 6, 2017

Muitas escolas divulgam para os pais e comunidade a estrutura física e as atividades oferecidas - o pátio, as salas de aula, o parque, o refeitório, a equipe, o material, as aulas extras e outros mas deixam de evidenciar para os responsáveis o que eles mais querem: os resultados.

As instituições de ensino oferecem um "produto” intangível. Algo que, na verdade, é uma promessa. Prometem ensinar o aluno a ler, escrever, calcular, raciocinar e dominar novos conteúdos. Promessa que nem sempre é cumprida na totalidade. Há escolas que padecem pela falta de gestores com formação adequada para administrar o negócio. Falta gestão de resultados e visão empreendedora. Sabem administrar a rotina escolar e apagar incêndios, mas não têm tempo para empreender. Fazem um bom trabalho, mas se esquecem de transmitir à comunidade, à sociedade e ao público interessado o próprio trabalho. Distantes do endomarketing e do marketing, não percebem que a captação e a fidelização dos alunos são fruto da divulgação dos resultados.

Um dos passos é realizar um diagnóstico e elaborar um planejamento estratégico de crescimento e fortalecimento. Isso se dá a partir do projeto institucional, das dimensões didático-pedagógicas, do levantamento das potencialidades da escola e das análises dos espaços físicos, do quadro de pessoal, do clima organizacional e dos relacionamentos internos. Enfim, da verificação do cenário, visando oportunizar melhorias e soluções, com foco numa gestão por resultados.

 

METACOMPETÊNCIA

 

É preciso falar também de metacompetência na prestação dos serviços, ou seja, da capacidade que o profissional tem de ir além do que é necessário ou comum. Por meio de um curso de gestão com foco em resultados, a escola passa a priorizar as lideranças, a motivação, o feedback o trabalho em equipe: ferramentas para desenvolver a metacompetência dos professores, despertando o comprometimento e o envolvimento de todos para o sucesso da escola.

São muitos os itens que o gestor escolar precisa considerar, tais como o gerenciamento de conflitos com a comunidade externa e interna, a elaboração do plano de ação, as ações de marketing, a comunicação - com funcionários, professores, pais e alunos -, as reformas de espaços, as fachadas, a criação de novos ambientes e muito mais.

Também não pode ficar de fora a implantação de projetos inéditos que encantem os alunos e os pais.

Nesse campo, há a psicogênese na alfabetização (estudo das funções psíquicas que podem causar uma alteração no comportamento), o mapeamento dos cinco eixos cognitivos do Enem (dominar linguagens, compreender fenômenos, entender situações-problema, construir argumentações e elaborar propostas éticas) e o desenvolvimento das 30 competências e 120 habilidades distribuídas para cada área do conhecimento do Enem. Sem falar em diferenciais como aulas de educação financeira, pátio orientado, educação bilíngue e outras ações. Todos os diferenciais e resultados da escola devem ser levados até a comunidade por meio de vídeos institucionais, site, folders e mídias em geral.

Diante das demandas do Exame Nacional do Ensino Médio, a escola deve atentar-se para as competências exigidas pelo exame desde o Ensino Fundamental. É missão da instituição de ensino garantir o desenvolvimento de todas as habilidades e competências, promovendo o acesso dos alunos às melhores universidades públicas e particulares.

 

ATUANDO FORA DO LUGAR COMUM

 

Os gestores precisam desenvolver a metacompetência nos educadores. O competente faz o que se espera dele. O metacompetente - por ter mais do que competências essenciais - tem as transversais como as qualidades humanas, trabalha e atua fora do lugar comum e se torna um profissional extraordinário. Fernando Pessoa dizia: “Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já têm a forma do nosso corpo, e esquecer os velhos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.”

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Procurar por tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square