• Instagram
  • Facebook Basic Square

06.11.2017

Quem não tem um amigo cara de pau, que atire a primeira pedra. E quem disser que não tem, não sabe o que está perdendo. É bem provável que, na sua adolescência, você já tenha passado por aquela situação de estar em uma balada e, de repente, cruzar o olhar com aquela pessoa que faz dispararem os batimentos cardíacos. Acontece que você não a conhece e, portanto, não sabe bem como abordá-la.

Mas eis que surge aquele seu amigo mai...

06.11.2017

Com a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentada ao Conselho Nacional de Educação e disponível a todos, fomos levados a uma reflexão sobre os conceitos de autonomia escolar e de currículo, e partimos da epígrafe acima para uni-los e tentar entender o que se quer e aonde se quer chegar com o estabelecimento dessa base que aí está. Caso não seja possível o entendimento, que seja válida a reflexão.

Currículo e...

06.11.2017

Alfabetizar é uma conquista! Vibra a criança, orgulham-se os pais, celebra o professor! Para chegar ao universo da criança - que bem pouco tempo atrás ainda estava aprendendo a se comunicar com o mundo pela oralidade - é preciso entender a expectativa desse processo que começa na família. Ávidos por verem os filhos intelectualmente capazes, o domínio da escrita é a primeira grande conquista acadêmica tanto para a criança quan...

06.11.2017

Sucesso: qual escola não deseja?

Desenvolvimento pleno e permanente: quem não almeja? Alunos encantados: quem não quer? Sonhar com o crescimento da instituição e uma educação de qualidade é desejo de todo gestor escolar e educador. O que não existe é receita pronta. As escolas bem-sucedidas no Brasil e no mundo, são escolas em permanente busca, que aprendem dia após dia, a partir dás novas realidades que ; lhes são apresentada...

06.11.2017

Recentemente, a imprensa mineira noticiou que um grupo de pais de um tradicional colégio de Belo Horizonte/MG havia feito um abaixo-assinado e uma notificação extrajudicial contra a inclusão de temas relacionados a gênero e sexualidade no plano pedagógico da escola. O colégio, que manteve sua posição, disse que seu projeto contempla a sociedade pluralista em que vivemos, abordando, de forma dialogal e respeitosa, os desafios...

06.11.2017

Saudada como a modernização da legislação trabalhista, foi sancionada em 13/7/2017 a Lei n. 13.467, com entrada em vigor 120 dias após sua publicação (14/7), alterando mais de cem pontos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A reforma é robusta e há de ser lida em conjunto com a Lei n. 13.429/2017 (Lei da Terceirização), esta também objeto de sensível modificação pela Lei n. 13.467/2017.

No período que medeia a publicaçã...

06.11.2017

As instituições escolares, como qualquer empresa, também estão sujeitas à inadimplência. Torna-se necessário, portanto, tomar medidas para evitá-la.

Considerada como um dos mais ofensivos gargalos da gestão escolar, a inadimplência costuma ser vista como uma "praga" que tende a assombrar os pensamentos dos gestores. Os níveis de inadimplência em uma economia são periodicamente monitorados por empresas como o Serviço de Proteçã...

06.11.2017

Fazer concessões indica um movimento em direção à posição do outro, o que implica um reconhecimento dessa posição e sua legitimidade. Mas, como sabemos, uma concessão é uma revisão de uma posição prévia que foi mantida e justificada, e toda posição que se assume gera um sentimento de compromisso em defendê-la contra tudo e contra todos. Entretanto, sabemos também que fazer concessões é essencial para alcançar um acordo.

O prin...

06.11.2017

O marketing escolar passo pela troca do "software mental". Não se pode viver sob a síndrome de Gabriela; "Eu nasci assim", “eu cresci assim", “vou ser sempre assim". Faz-se necessário atualizar o mente, rever crenças limitantes, abandonar a postura ontológica herdada e adotar uma visto transdisciplinar e epistemológica metacompetente, agindo de forma interdisciplinar e transversal. Cabe aos gestores promover formação continua...

06.11.2017

Muitas escolas divulgam para os pais e comunidade a estrutura física e as atividades oferecidas - o pátio, as salas de aula, o parque, o refeitório, a equipe, o material, as aulas extras e outros mas deixam de evidenciar para os responsáveis o que eles mais querem: os resultados.

As instituições de ensino oferecem um "produto” intangível. Algo que, na verdade, é uma promessa. Prometem ensinar o aluno a ler, escrever, calcular,...

Please reload

Destaque
1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Siga
  • Instagram
  • Facebook Basic Square

© 2020 Sinepe.com.br

 

 

Contato

 

Endereço: Rua Tenente Coronel Cardoso, 696 - sala 102 - Centro

CEP: 28035-044 

Campos dos Goytacazes - RJ / Brasil

Tel: (22) 2723-3099 

E-mail:sinepe@sinepe.com.br

Apoio: